Navegação – Mapa do site

Normas de publicação

1. A revista Comunicação Pública é uma revista académica online, de acesso livre, criada pela comunidade académica da Escola Superior de Comunicação Social e aberta às contribuições de investigadores externos que trabalhem nas mesmas áreas de interesse.

2. Os artigos enviados para publicação devem ser obrigatoriamente inéditos.

3. A seleção dos artigos a publicar passa por um processo de avalição de double blind refereeing. A avaliação produzida pode ter um de três resultados: rejeição; aceitação mediante alterações sugeridas pelos referees, ou aceitação para publicação sem alterações. Em caso de aceitação, será indicado ao autor a previsão sobre o número da revista em que o seu artigo será inserido.

4. A revista não cobra aos autores taxas de submissão, de revisão ou de publicação dos seus artigos.

5. A apresentação de artigos é efetuada por correio electrónico para o endereço cpublica@escs.ipl.pt, onde devem chegar como attatchment. Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol e devem utilizar o formato Word, com letra tipo Times New Roman, corpo 12, a espaço e meio. Os textos completos dos artigos, com bibliografias e anexos, não devem exceder os 50.000 caracteres.

6. Na primeira página do artigo devem figurar o título (em português e inglês), o nome do(s) autor(es), o enquadramento institucional do(s) autor(es), e o e-mail, telefone e morada do primeiro autor. Dado que o processo de avaliação é anónimo, a identificação do autor não deverá constar em nenhuma das seguintes páginas do artigo.

7. A primeira página deve ainda incluir um resumo, de não mais de 900 caracteres, com uma versão em português e outra em inglês, e um máximo de 5 palavras-chave, também nas duas línguas.

8. Quando houver recurso a citações diretas ou paráfrases, as referências bibliográficas às fontes originais deverão constar no corpo de texto através do Sistema Harvard (autor-data), acrescidas das páginas, no caso de se tratar de citações diretas. As citações diretas que excedam as duas linhas deverão aparecer destacadas do corpo do texto e em fonte Times New Roman, corpo 9pt. As citações que não excedam as duas linhas aparecerão entre aspas inseridas no corpo do texto.

9.As referências bibliográficas completas, a fazer constar na bibliografia final do artigo, incluirão apenas as fontes efetivamente citadas ou utilizadas no corpo do texto e deverão ser escritas em Times New Roman, corpo 11pt, a 1 espaço entre linhas.

10. Toda a referenciação bibliográfica devem respeitar a seguinte estrutura formal: ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS: Gomes, O. (2005) Comércio electrónico e pesquisa óptima de informação. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 4 (1) Janeiro-Março, pp.30-39. ARTIGOS OU CAPITULOS EM OBRAS COM EDITOR LITERÁRIO: Mesquita, M. (1998) Não acredito que o serviço público possa ser adequadamente assegurado por operadores privados. In: Portela, A. ed. A Galáxia de Bill Gates. Lisboa, Editorial Bizâncio, pp.63-91. ATAS DE CONGRESSOS: Actas do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 1994. Lisboa, (1996) Dinâmicas multiculturais, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

11. O texto e as ilustrações, bem como a identificação do artigo e dos autores na 1ª página, devem preferencialmente respeitar as seguintes regras de formatação:

  • Titulo: Centrado, Times New Roman 16pt, negrito; • Nome dos autores: Centrado, Times New Roman 11pt; • Nome da instituição a que pertence e endereço electrónico: Centrado, itálico, Times New Roman 11pt;

  • Resumo: Justificado, Times New Roman 11 pt;

  • Corpo de texto: Justificado, Times New Roman 12 pt. O espaçamento entre linhas deve ser de um e meio e o espaço entre parágrafos deve ser duplo;

  • Capítulos e títulos: A existirem divisões do texto em capítulos poderá ser-lhes atribuída numeração normal sequenciada: 1,2,3… Caso também se opte por subdivisões em subcapítulos, estes deverão ser numerados como 1.1, 1.2, 1.3… Os títulos serão redigidos em Times New Roman 14pt, negrito, e os sub-títulos em Times New Roman 12pt, negrito. A Introdução e Conclusão não devem ser numeradas;

  • As ilustrações (figuras, gráficos e quadros) devem ser gravadas em documentos separados, devidamente identificados e fazendo referência a eventuais direitos de autor. No documento do texto deverá constar apenas a sua localização;

  • A numeração e os títulos das ilustrações devem estar inseridos no corpo do texto, em formato Word, e nunca integrados nas próprias ilustrações;

  • As figuras deverão ser enviadas em formato TIFF com resolução de 300 dpi;

  • Os gráficos deverão ser enviados em Excel no documento original em que foram criados;

  • Os quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples a separar linhas e colunas;

  • Não devem ser utilizadas formatações especiais, como: estilos (headings, hyperlinks, etc.); texto em colunas; cabeçalhos de páginas (headers); diferentes tipos de letra; sublinhados; hifenização automática; numeração automática de capítulos, secções ou parágrafos.

  • Logo Escola Superior de Comunicação Social
  • Revues.org